quinta-feira, 23 de outubro de 2008

A ponte e a amizade

Texto dedicado pra ela.

Essa cadeira de Lógica e Retórica,ta fazendo com que eu alimente meu blog. haha! Mais um dos meus textos lidos lá na sala.Só vou coloca-lo aqui,por o professor quase teve um ataque de risos. =)

Era segunda-feira, e eu ainda não tinha idéia do que escrever, pois quando deixam a gente muito à vontade, dizendo que se pode escrever o que quiser me vêm vários assuntos de uma vez, e acaba que eu não sei o que escrever.
Mas, passando pela ponte do São Francisco, por onde passo a maioria dos meus dias, me lembrei da minha melhor amiga, que puxando veio a amizade, e então me toquei. É isso. Tenho que escrever um texto analógico e porque não, a ponte e a amizade?Tudo a vê. Mas não, não foi essa ponte que me inspirou a escrever esse texto. Na verdade, foram as minhas amizades (o meu pensamento sobre elas) que me influenciaram nessa idéia.
As minhas amizades, de um modo geral, não é uma amizade “bonitinha”, “standard”, feita só de momentos bons ou neutros. Ela também tem muitas coisas ruins e sentimentos opostos ao amor fraternal por de baixo dela. E aí é que entra a analogia: nesses casos, a ponte está por cima de um grande abismo, o que faz com que ela precise ser muito mais forte pra suportar estar aí, e quem a atravessa precisa ter coragem.
Além disso, ela é uma ponte necessária. Outra: você já viu uma grande amizade terminar tranquilamente? Quantas vezes já não falávamos com uma pessoa com certa regularidade e, com o tempo, começamos a nos afastar dela sem querer? Então, não era uma grande amizade. Grandes amizades quando acabam, acabam com um estouro, acabam com estrago - ou seja, as pontes caem no abismo.
E como foi a ponte do São Francisco que me deu a idéia do texto, e nesses últimos dias ela anda fazendo uns sons estranhos, porque estão arrumando-a, me lembrei da minha melhor amiga. Nossa amizade não tem nada a vê com a ponte que me deu a idéia do texto, barulhenta, pois basta se olhar,já sei o que ela ta pensando (mas espera,é só um problema, já, a ponte deixa de fazer esses sons).
As amizades daquelas que acabam sem barulho, são amizades que não são necessárias: são pontes em cima do chão. Você não precisa atravessar uma ponte quando você tem chão do lado. Essas são as amizades que não têm abismos; por isso as amizades não se tornam fortes, e estão mais propensas a apodrecerem.


Ana Leite

Um comentário:

Camila Chaves disse...

olha! haha nunca imaginei que o primeiro texto que eu iria ler no teu blog fosse o primeiro texto sobre o qual te ouvi falar.

lembro-me de quando tu chegaste no corredor e perguntou para sarah se ela havia feito a atividade. ela respondeu negativamente e te fez a mesma pergunta.

foi quando veio a resposta animada sobre a analogia que se fez entre a ponte e a amizade. alguns risos surgiram até.

provavelmente de pessoas que não imaginam que uma analogia pode surgir de qualquer coisa e, como nesse caso, fazer muito sentido.

bacana. (=